quarta-feira, 28 de maio de 2008

lixo tecnologico


SEMANA DA INCLUSÃO
DIGITAL

24 a 29 de março de 2008:
Mais consciência e menos lixo

















A Casa da Juventude também abraça essa causa!








o que fazer com ele? eta!muito mais vantajosa e produz menos impacto ambiental LIXO tecnológico: o que fazer com ele
Sustentabilidade de lixo eletrônico: o que fazer com o lixo que produzimos?


Lixo tecnológico: situação atual
O mercado da informática cresceu assustadoramente nos últimos anos, e o lixo gerado por ele também. Os resididos eletrônicos estão entre as categorias de detritos como maior crescimento no mundo, hoje, atinge a marca de 40 milhoes de toneladas anuais.

No Brasil, dez milhoes de equipamentos novos chegam às lojas todos os anos e sem leis que regulamentem o destino do lixo tecnológico. Cerca de um milhão de computadores são jogados fora anualmente.


Apesar de uma parte desses resididos serem aproveitados no mercado de segunda mão, o resto terminara nos lixões e esse e o perigo. Os aparelhos mais antigos contem altas taxas de produtos químicos e venenosos ou metais pesados como o mercúrio, o cádmio e o chumbo. Quando incinerados, lançado gases tóxicos no meio ambiente, e orisco de vazamento dessas toxinas e metais pesados no solo e nos lençóis freáticos e altíssimos, afetando também a água, segundo a especialista.

Alem das substancias tóxicas, o lixo tecnológico também contem quantias significativas de prata, ouro e outros metais com um alto valor no mercado. A reciclagem do ouro contido em velhas placas de computador, por exemplo, e muito mais vantajosa e produz menos impacto ambiental que axtrair o metal da terra. Porem a reciclagem, como e feita atualmente, não e tão benigna como parece.




Você sabe do
Que e feito um
Computador

Plástico _40%
Metais _37%
Dispositivos eletrônicos_5%
Borracha_1%
Outros_17%

Matérias Recuperáveis _94%
º Cuidados Gerais
º Limpeza externa
º O problema da poeira
º Protegendo o computador da umidade
º Cuidado extra no verão
º Ar condicionado
º Chuvas e tempestades





Vamos todos juntos cuidar do nosso planeta!

Nenhum comentário: